São Pedro dos Crentes fica na 102° posição dos 217 municípios do estado no Índice de Desempenho do SUS 2012 - PORTAL SÃO PEDRO DOS CRENTES

News

Home Top Ad

Post Top Ad

24 março, 2012

São Pedro dos Crentes fica na 102° posição dos 217 municípios do estado no Índice de Desempenho do SUS 2012



Dos 217 municípios do Maranhão, São Pedro dos Crentes ficou na 102° (centésima segunda) posição com a nota 4,97 à frente de cidades como Estreito nota 4,93, Grajaú nota 4,90, e Bacabal nota 4,87. A nota refere-se à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências do município.
O índice avalia com pontuação de 0 a 10 municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

O IDSUS 2012 é resultado do cruzamento de 24 indicadores, sendo 14 que avaliam o acesso e outros 10 para medir a efetividade dos serviços. No quesito acesso, é avaliada a capacidade do sistema de saúde em garantir o cuidado necessário à população em tempo oportuno e com recursos adequados. Entre esses indicadores estão a cobertura estimada de equipes de saúde; a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal; e a realização de exames preventivos de cânceres de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos, e de colo do útero, na faixa de 25 a 59 anos.
Já na avaliação de efetividade, ou seja, se o serviço foi prestado adequadamente, encontram-se itens como a cura de casos novos de tuberculose e hanseníase; a proporção de partos normais; o número de óbitos em menores de 15 anos que foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI); e o número de óbitos durante internações por infarto agudo do miocárdio.

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a prefeita Luíza Coutinho pelo grande trabalho que vem desenvolvendo para a saúde de São Pedro dos Crentes.

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad