O VOTO DISTRITAL - PORTAL SÃO PEDRO DOS CRENTES

News

Home Top Ad

Post Top Ad

20 setembro, 2012

O VOTO DISTRITAL



O Voto Distrital é um sistema simples que cria vínculos estreitos entre a população e seus representantes. Funciona assim: os estados (ou cidades) são divididos em pequenas regiões, os distritos. Cada um deles elege apenas um representante. Assim, você vota em alguém que você conhece e que sabe das suas necessidades, porque está perto de você e do lugar onde você vive.


Como é hoje?


Hoje, os representantes do povo no Legislativo (deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos pelo voto proporcional, isto é, os partidos políticos ganham cadeiras em proporção ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o Estado (ou cidade). Quanto mais candidatos, mais votos. Um mês após a eleição, 30% dos eleitores já não se lembram em quem votou, pois votam sem conhecer bem os candidatos. Este número aumenta para 70% em relação às eleições anteriores. Uma vez eleitos, os representantes também não se lembram dos eleitores e agem no Legislativo sem prestar contas a eles.


O Voto Distrital


O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com aproximadamente o mesmo número de habitantes. Cada partido indica um único candidato por distrito. Cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos.


Que tipo de Voto Distrital o Movimento defende? O movimento #EuVotoDistrital defende o sistema majoritário de dois turnos. Essa modalidade, além de trazer todos os benefícios do Distrital como conhecemos, preserva os interesses das minorias ao exigir segundo turno, caso o candidato não tenha 50%+1 dos votos.


O que muda?


Aumenta a fiscalização sobre os políticos; diminui o custo das campanhas políticas; estimula a redução de partidos; aumenta o enraizamento dos partidos na sociedade; fortalece o Poder Legislativo; traz nova dinâmica de governabilidade; melhora a relação representante / representado; mais representantes que convivem com a população no dia a dia serão eleitos.


Por que eu voto distrital?


#1


Quero um representante que defenda os interesses do meu distrito e que não esteja no Legislativo para defender interesses próprios ou de corporações.

#2


Quero ter o poder de fiscalizar de perto a atuação do meu representante e de cobrar o seu desempenho.

#3


Quero ajudar a reduzir o gasto de campanhas e a combater a corrupção e o caixa-2.

#4


Quero que meu voto sirva apenas para eleger meu representante. Não quero que meu voto sirva para eleger candidatos que não conseguem o número de votos necessário para se elegerem pelos seus próprios méritos.

#5


Quero um Legislativo forte e democrático, que recupere a credibilidade para legislar em prol do interesse público e não em causa própria.

#6


Quero votar no candidato de minha própria escolha. Não quero o voto em lista fechada, dando às oligarquias partidárias o direito de escolher quem será eleito.

#7


Quero ter orgulho do meu representante pelo trabalho que presta ao meu distrito e ao país. Não quero ser um eleitor que esquece em quem votou em um mês após as eleições.

#8


Quero que as lideranças locais tenham capacidade de disputar as eleições, com chances reais de vitória.

#9


Não quero dinheiro público financiando campanha eleitoral. Quero o dinheiro público financiando serviços públicos de qualidade para o povo brasileiro.

#10


Quero um sistema eleitoral que ajude a formar novas lideranças.

Mais informações acesse: http://www.euvotodistrital.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad